Reasul

Início
 
Enquete
Você conhece o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global
  
Últimos destaques
Últimas Notícias
Últimos Eventos
REASul

A Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul) foi criada em abril de 2002, e idealizada por pesquisadores dos Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali - SC e de Educação Ambiental da Furg, de Rio Grande-RS.
 
 A rede fortaleceu-se com a aprovação do Projeto Tecendo Redes de Educação Ambiental na Região Sul financiado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) , por meio do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA). O projeto foi desenvolvido por 5 instituições gestoras: Duas universidades - Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - Itajaí - SC - www.univali.br/ppge e Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Rio Grande - RS - www.educacaoambiental.furg.br), duas unidades do IBAMA (NEA-Florianópolis e CEPSUL - Itajaí) e uma OSCIP - MATER NATURA - Instituto de Estudos Ambientais - Curitiba - PR - www.maternatura.org.br)

A REASul é uma rede social resultante da articulação coletiva de pessoas e instituições com objetivos compartilhados que conectam presencial e virtualmente educadores, pesquisadores, gestores de políticas públicas, técnicos e participantes de ONGs, OSCIPs e movimentos sociais.

A REASul, como um dos elos da REBEA - Rede Brasileira de EA (www.rebea.org.br) busca também a formação, ampliação e fortalecimento de instituições-elo e de redes estaduais e redes temáticas, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 
 Desde 2010 as universidades-elo da REASul participam da Alianza de Redes Iberoamericanas por la Sustentabilidad y el Ambiente - ARIUSA (http://www.ariusa.net/) e a partir de 2012 da Alianza Mundial de Universidades sobre Ambiente y Sostenibilidad - GUPES Latinoamerica e da Red de Indicadores de Sostenibilidad en las Universidades de ARIUSA - Red RISU.
 
Em 2014, 10 universidades-elo da Rede participaram do Projeto da Rede RISU "Definición de indicadores para la evaluación de las políticas de sustentabilidad en Universidades Latinoamericanas", coordenado pela Universidade Autónoma de Madrid, do qual participaram 65 universidades de 10 países latinoamericanos (Argentina, Brasil, Colombia, Costa Rica, Chile, Guatemala, México, Perú, República Dominicana e Venezuela).
 
 
Desde sua criação, a gestão compartilhada e planejamento participativo da rede é realizado por pessoas das instituições-elo que formam a Comissão de Gestão Participativa (CGP) da REASul, e pela Secretaria Executiva da rede, instalada na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade (GEEAS).
 

As ações da CGP buscam fortalecer a comunicação, a inserção da dimensão socioambiental nas práticas educativas e sociais e contribuir com a difusão dos objetivos e princípios da Educação Ambiental contidos em documentos como o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global (FÓRUM DAS ONGS, 1992); a Carta da Terra;  Lei 9795/99, Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) e Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental - DCNEA. (Ver o link Documentos)

Por meio de suas instituições-elo a REASul promove e apoia a realização de projetos, Cursos,  Oficinas de formação,  atualização e aperfeiçoamento em EA e gerenciamento ambiental para professores das redes públicas de ensino, gestores de políticas públicas em Educação e Meio Ambiente, membros de ONGs e movimentos sociais.
Também apoia e realiza  encontros, Seminários, e as edições do Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul (CPEASul) .
 

O site da REASul é um Ambiente Virtual em EA e meio ambiente que tem por objetivo a difusão de conhecimentos (publicações, dissertações e teses) informações (notícias, eventos), práticas educacionais e difusão de metodologias em EA.
 

Se você ou sua instituição querem participar da rede acesse o site (www.reasul.org.br) e faça contato com um dos elos mais próximos, divulgando suas ações ou da sua instituição  no campo da Educação Ambiental.
 

Vamos tecer juntos essa rede!
 
Comissão de Gestão Participativa da REASul
Endereço para contato com a
Secretaria Executiva da REASul

Universidade do Vale do Itajaí
Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Secretaria Executiva da REASul
Rua Uruguai, 458, Bloco F7, quarto andar
Bairro Centro - CEP 88302-202 - Itajaí -SC - Brasil
Fone: (0xx47) 33417516 - fax -(0xx47) 33417822
 
Acesse os endereços dos demais elos no link Elos e parcerias.
 
Apoio
logo_univali.gif
 
 
 
 
 
Advertisement